Yoga Integral


O Yoga Integral postula a integração completa e dinâmica do ser humano em si mesmo, seu entorno e com o supremo, atuando na essência mais profunda de nosso ser como um centro único de expressão criativa do Supremo.

Podemos dizer que a meta do Yoga Integral é ancorar a perfeição divina no ser humano, divinizando-o a si mesmo e toda a sociedade.

Esta integração, no entanto, ocorre em três níveis diferentes na visão de Sri Aurobindo: uma integração mental, uma integração existencial e uma integração cósmica.

Sri Aurobindo definiu o Yoga Integral no início de 1900 como "um caminho de integração com o Supremo, através do entendimento de que o objetivo é finalmente libertar-se da ignorância e descobrir uma realidade além da mente, uma realidade não só em seu estado espiritual, mas também através da auto-expressão dinâmica do próprio universo "

Portanto, o Yoga Integral é a síntese e a integração dinâmica de todos os métodos tradicionais de yoga: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga e Tantra Yoga.

O Yoga Integral nos ensina que este não é uma "fuga do mundo" ou uma "libertação do sofrimento", ou uma "conduta puramente pessoal", mas, com base em realização e na verdadeira libertação, é uma "divinização" capaz de expressar aqui na Terra, através de corpos físicos, uma nova consciência de luz, amor e poder que permanecem em grande parte escondidos nos recônditos de nossa identidade desconhecida.

Não há dúvidas de que para o trabalho do yoga integral ser realizado seja necessário purificar a mente, o corpo energético e o corpo físico, porém deve-se ir mais além, criando mecanismos concretos de transformação não apenas individual, mas também social, global.
Isto nos faz exercitarmos a mente na manutenção de um estado de consciência onde a paz, a calma e a harmonia prevalecem, num coração livre de paixões e emoções violentas que andam destruindo a harmonia necessária para a manifestação do ser, num corpo saudável, forte, ágil e flexível disposto a suportar a alta tensão das energias mais elevadas quando as recebemos.

No Yoga Integral o praticante é convidado a levar tudo o que aprendeu na aula para seu dia a dia, pois a sua própria vida deve tornar-se uma prática de Yoga contínua conforme a célebre frase de Aurobindo: A vida toda é um Yoga.

No Yoga Integral não se busca apenas a libertação transcendente, nirvana ou moksha como em outros caminhos espirituais, mas também a realização do Divino no mundo físico, que deve ser refletida nos níveis pessoal, social, cultural e ecológico. O objetivo do Yoga Integral é a transformação do ser humano por inteiro, nada é deixado para trás.

O objetivo deste yoga não é apenas o da iluminação, mas sim o ancoramento da iluminação na matéria, fazendo descer a supra-consciência na sociedade onde vivemos, alavancando um salto quântico evolutivo para toda a nossa espécie.
Por fim, precisamos deixar claro que não pretendemos inventar um yoga diferente dos inúmeros yogas existentes atualmente em nossa sociedade. Nossa proposta é integrar e resgatar um yoga completo e não fragmentado.

"Enquanto buscarmos as diferenças entre os diversos métodos, estilos ou técnicas de Yoga não haverá progresso. Mas quando percebermos as semelhanças, teremos iniciado então a nossa verdadeira caminhada".


Mirra Alfassa  

Artista e musicista francesa, continuadora do trabalho de Sri Aurobindo, organizou e conduziu a comunidade do Sri Aurobindo Ashram. Realizando na prática a visão do Mestre, formulou os princípios de uma Educação Integral. Em seus últimos anos, vivenciou e descreveu processos de transformação do corpo físico, descobrindo e experienciando a Consciência Celular e sua abertura e permeação pela consciência mais alta, assim desbravando um caminho para a supramentalização integral do ser.

Esteve na Índia em 1914, quando conheceu Sri Aurobindo. Retornou à França durante a 1ª Guerra Mundial e voltou definitivamente à Índia em 1920, criando juntamente com Sri Aurobindo o "Sri Aurobindo Ashram". Em 1924, com a retirada de Sri Aurobindo a um aposento do Ashram, A Mãe tomou a direção prática da comunidade, que conduziu até sua morte. A Mãe ocupou-se em explicar o pensamento de Aurobindo aos discípulos em termos simples, ocupou-se em orientar e coordenar as diversas atividades do Ashram, e também a desenvolver um trabalho interior na busca dos ideais de Sri Aurobindo. Deixou também muitos trabalhos escritos, resultados também de suas vivências interiores.

Nascida em Paris em 21 de fevereiro de 1878, filha de mãe egípcia e pai turco, ambos materialistas inflexíveis. Completou estudos de piano, pintura e matemática avançada. Em seus primeiros anos, experiências espontâneas levaram-na a viagens fora de seu corpo, para o passado da terra, e sem sua compreensão, levaram-na à descoberta de "vidas passadas". Em 1897, com 19 anos, casou-se com Henri Morriset, um estudante do artista francês Gustave Moreau, e tornou-se amiga de Rodin e também de todos os grandes artistas do período impressionista. Com a idade de 26 anos, ela teve diversos sonhos com Sri Aurobindo - de quem nunca tinha ouvido falar - e tomou-o como uma "divindade Hindu". Mais tarde fez contato com Max Theon, um caráter enigmático com poderes ocultos extraordinários, o qual pela primeira vez deu a ela uma explicação coerente de suas experiências e lhe ensinou ocultismo durante duas longas visitas à Argélia. Em 1908, com 30 anos, divorciou-se de Morisset e mergulhou no estudo de filosofia com Paul Richard, com quem em 1910 visitou Pondicherry, uma colônia francesa na Índia onde Sri Aurobindo buscou refúgio dos britânicos. Ela acompanhou Richard a Podicherry em 1914 e encontrou Sri Aurobindo pela primeira vez em 29 de março: "Ele, a quem nós vimos ontem, está na terra".

Ela passou um ano em Pondicherry, e então quatro anos no Japão com Richard. Retornou a Sri Aurobindo em 1920, passando pela China. Quando Sri Aurobindo "retirou-se" para seu quarto em 1926, para devotar-se exclusivamente ao "yoga supramental", ela organizou e desenvolveu o "Ashram" a partir do nada.

Depois da partida de Sri Aurobindo em 1950, ela fundou o "Centro Internacional de Educação" e, no decorrer de muitos anos e incontáveis conversas com seus discípulos, tentou despertá-los para a "nova consciência". Finalmente, em 1958 ela retirou-se para seu quarto para chegar à raiz do problema: o "yoga das células" que levou-a à descoberta de uma "mente celular" capaz de reestruturar a natureza do corpo. De 1958 a 1973, ela lentamente desvelou a "Grande Passagem" para a próxima espécie e um novo modo de vida na Matéria. Esta é a Agenda (anotações). Em 1968 ela fundou Auroville, a poucas milhas de Pondicherry, como um "laboratório para a nova evolução". Em 17 de novembro de 1973 A Mãe deixou o corpo.

SRI AUROBINDO (1872 - 1950)

Poeta, pensador yogue e mestre espiritual indiano. Dotado de poderosa e abrangente visão de síntese, integrou os modos de consciência do Oriente e do Ocidente. Formulando os princípios de um Yoga Integral, anunciou e preparou, em escala individual e coletiva, a manifestação iminente de um grau de consciência até então imanifesto, a Supramente, ou a Consciência-Verdade, na qual se integram dinamicamente o indivíduo e o todo, a Matéria transformada e o Espírito.

Foi educado na Inglaterra, posteriormente tornando-se um líder para a libertação da Índia do domínio Britânico. Começou a praticar o Yoga não apenas como um trabalho espiritual, mas para obter uma força interior para uso nos bastidores da cena política. Como progrediu muito rapidamente no Yoga, decidiu deixar o movimento revolucionário para dedicar-se integralmente ao Yoga.

Seus textos não são o resultado de um trabalho intelectual, mas relatos de suas próprias experiências espirituais. A partir destas, formulou, entre outros, sua "Síntese do Yoga", ou o "Yoga Integral" onde unifica os princípios das diversas linhas de yoga em um todo harmônico e coerente. Essencialmente, Aurobindo diz que a evolução ainda não terminou, que um novo princípio de consciência deve emergir, a Supramente, e o Yoga é uma tomada de consciência e um auxiliar conscientemente a Natureza em seu processo evolucionário.

A Yoga integral, também chamada de ioga supramental, é a filosofia e prática baseadas em yoga de Sri Aurobindo e A Mãe (Mirra Alfassa). Aurobindo define o termo ioga como um esforço metodizado para a auto perfeição por meio da expressão das potencialidades latentes no ser - uma união do indivíduo humano com a existência universal e transcendente que é vista parcialmente como expressões nos humanos e no cosmos. Como ideia de ioga, esse Espírito se manifesta em um processo de involução. O processo inverso da evolução é levado a uma manifestação completa do espírito. De acordo com Sri Aurobindo, o status atual da evolução humana é um estágio intermediário na evolução do ser, que está a caminho do desdobramento do espírito e da auto revelação da divindade em todas as coisas. Yoga é uma evolução rápida e concentrada do ser, que pode ter efeito em uma vida, enquanto a evolução natural não assistida levaria muitos séculos ou muitos nascimentos. Sri Aurobindo sugere um grande programa chamado sapta chatushtaya (sete quadrados) para auxiliar essa evolução. 



Yoga Integral no Brasil

O Yoga Integral chegou pela primeira vez ao Brasil através de Swami Asuri Kapila, francês que conheceu pessoalmente Sri Aurobindo e trouxe seus ensinamentos para a América Latina por volta de 1930.

Swami Asuri Kapila, da ordem dos Sarva Swamis, formou os primeiros mestres (sarva swamis) e professores de yoga da América do Sul. Foi mestre de yoga de Swami Sevananda (diretor e fundador do Suddha Dharma Mandalam do Uruguai e da Argentina), assim como de Swami Sadhana e Swami Sarvananda, porém, não deixou escolas de Yoga no Brasil.

Fundada em 1971 por Rolf Werner Gelewski (1930 - 1988), dançarino e coreógrafo alemão naturalizado brasileiro, a Casa Sri Aurobindo não chegou a ser uma escola, mas um espaço dedicado aos estudos do Yoga Integral. Foi um dos primeiros espaços no Brasil a traduzir textos de Sri Aurobindo e da Mãe. Rolf conheceu pessoalmente Mirra (A Mãe) e fundou no Brasil o primeiro centro de estudos dedicado à filosofia do Yoga Integral. Rolf faleceu em um acidente automobilístico em 8 de janeiro de 1988, aos 58 anos. Atualmente sua sede é em BH, onde um grupo de colaboradores livres constitui o corpo da casa.

Presidente da Federação de Yoga do Rio de Janeiro e da ANYI, dedica sua vida a estudos e formação do Yoga Integral. É carioca e Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Dirige o Núcleo Cultural Samyama de Yoga, há mais de 25 anos. Escreveu livros e participou ativamente da história do Yoga do Brasil.

Linhagem

Foi Swami Asuri Kapila o pioneiro a ensinar o yoga integral no Brasil, com base no maha yoga, que aprendeu junto à seu mestre Ramana Maharish durante 10 anos em Arunachala, assim como o yoga integral de Sri Aurobindo e o Yoga da Síntese de Sri Sivananda. A família de Asuri era francesa e italiana. Foi introduzido no yoga graças a Constant Kerneiz (Felix Guyot).
Foi fundada em junho de 1941, a Escola Brasileira de Yoga, em Porto Alegre, abrindo as portas para a formação de yoga no Brasil. Em sua juventude, viajou até Pondicherry, na época uma colônia francesa da India, onde se encontrou pessoalmente com Sri Aurobindo, com quem criou laços de amizade e com a francesa Mirra Richard, conhecida como "A Mãe", e que foi sucessora de Aurobindo. Swami Asuri Kapila ficou impressionado com toda a filosofia do yoga integral ou purna yoga de Aurobindo, não só pela mudança interna que representou para si, mas também pela mudança social proposta. Foi nessa altura, que aderiu a filosofia de Aurobindo como parte filosófica de seu método de yoga, já que o Yoga de Sri Aurobindo não dispunha da parte prática, apenas teórica/filosófica.
Foi em Arunachala que conheceu Ramana Maharshi, com quem partilhou vários anos da sua vida, juntamente com Swami Annamalai, praticando o Maha Yoga, que descende do Shiva Yoga, o Yoga mais ancestral existente hoje através de nossa linhagem.
No Sul do país conheceu pessoalmente Shankaracharya de Sringeri e o líder budista Anarika Dhamapala, fundador de Maha Bodhi Society. Foi Shankaracharya quem, anos mais tarde, o reconheceu como Swami (mestre de si mesmo). Swami Asuri Kapila viajou para o Norte da Índia, o Nepal e o Tibete, onde estudou o Shaivismo da Kashmira, com Swami Vidyadhar, que o nomeou Swami Shivaita Kashmir, e Budismo Tântrico (Vajrayana), com o Lama Dorje, ingressando na Ordem dos Dharmacharis.
Nos Himalaias, conheceu Swami Viswananda Saraswati (mestre de Swami Sivananda), de quem recebeu a bênção espiritual (diksha guru).
Em 1932, fundou, com a bênção de Ramana Maharshi, a Escola Internacional de Yoga e a Escola Francesa de Yoga, e por causa da segunda guerra mundial, transfere, em 1934, a sede da Escola Internacional de Yoga para Montevideu, no Uruguai e começa a lecionar o yoga para o Ocidente.
Em 1935, começaram a ser lecionados cursos de formação de yoga, yogaterapia, ayurveda, samkhya, vedanta e budismo. Em 1938, a escola passa a chamar-se Universidade Livre de Yoga. Juntaram- se Yogacharini Padma, Yogacharini Lakshmi, Yogacharya Vayuananda, Dr. Orestes Bernardi, Dharmacharini Upasika, SwamiSevananda, Swamini Sadhananda e Swami Sarvananda. Entretanto, Swami Asuri Kapila fundou o Ramana Ashram e a Maha Bodhi Shanga, em Montevideu. Tornaram-se membros honorários da Escola Internacional de Yoga YOGA INTEGRAL: SriAurobindo, Mirra Richard, Swami Sivananda, Swami Annamalai, Swami Vishwananda, Anagarika Dhamapala, Lama Dorje, Swami Sevananda, Lucien Ferrer, entre outros.
Ramana Maharshi foi o primeiro presidente honorário da Escola Internacional de Yoga e do Ramana Ashram, que era dirigido pessoalmente por Swami Asuri Kapila.

Swami Asuri Kapila, nasceu em Paris, França em 1901. Foi amigo de Lucien Ferrer fundador da Escola Ocidental de Yoga da França e de Swami Sevananda (Leo Masqueville) fundador da Suddha Dharma Mandalam e da Orden dos Sarva Swamis, (ambos também nascidos na França em 1901), a quem Swami Asuri Kapila incentivou, a partir de 1936, a fundar centros de yoga e a ensinar o yoga na França, Uruguai e no Brasil, respectivamente, pois nesta época ainda não existiam cursos de formação em yoga no mundo. Naquela época aprendia-se yoga com os Mestres que estavam reclusos em cavernas nas proximidades dos Himalaias, na Índia.

Swami Asuri Kapila viajou para a Argentina e o Brasil para formar discípulos e ensinar cursos na Sociedade Teosófica. A Escola Internacional de Yoga foi pioneira a dar cursos de formação de professores de yoga no Ocidente, e Swami Asuri formou os primeiros mestres e professores de yoga da América do Sul.
Entusiasmado pela escola de Swami Asuri Kapila e pelos seus cursos de formação na América do Sul, o seu amigo Lucien Ferrer, um aluno de Kerneiz, fundou, em 1950, em Paris, a Academia Ocidental de Yoga (Académie Occidentale de Yoga).
Swami Asuri Kapila foi mestre de yoga de Swami Sevananda (director e fundador do Suddha Dharma Mandalam do Uruguai e da Argentina), assim como de Swami Sadhana e Swami Sarvananda, que fundaram, posteriormente, em 1953, um ashramem Resende, no Rio de Janeiro, e a Ordem dos Sarva Swamis.
Em 1955, deixou o seu corpo físico no Uruguai, vítma de um AVC. Os ensinamentos do mestre foram transmitidos pelos seus discípulos diretos Yogacharini Padma, Yogacharini Lakshmi e Dharmacharini Upasika. Estes divulgaram os ensinamentos no Uruguai e na Argentina, enquanto o discípulo directo Yogacharya Vayuananda fez na Argentina, emigrando depois para o Brasil.
Vayuananda fundou sua Academia de yoga em Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil a partir de 1962.
Swami Vayuananda
A partir de 1963, formaram-se os principais mestres de yoga do Brasil, tendo sido constituída a Associação Brasileira de Professores de Yoga e da Federação de Yoga do Brasil.
Em 1986, Vayuananda, então presidente da Associação Uruguaia de Yoga, levou a cabo a reestruturação da Escola no Uruguai e na Argentina, assim como a estrutura da União Latino Americana de Yoga e da futura Federação Argentina de Yoga, conjuntamente com Gerard Blitz, líder representante da União Europeia de Yoga.
Em Dezembro de 1986, no Rio de Janeiro, Sri Vayuananda (Yogacharya Carlos Oviedo Trotta) foi nomeado presidente honorário da Escola Internacional de Yoga.
Em 1987, pouco antes de presidir ao primeiro Congresso Latino-Americano de Yoga, no Uruguai, Sri Vayuananda deixou o seu corpo físico.
Em 1989, Swami Maitreyananda presidiu, com Swami Sarvanada e Swami Gurpriyananda, o Congresso Mundial de Yoga no Salão Azul do Palácio do Governo da Cidade de Montevideu, recebendo o título de Sarva Swami por parte de Swami Sarvananda.
Mataji Indra Devi solicitou a Swami Maitreyananda que formasse professores de yoga na sua fundação, em Buenos Aires, a Fundação Indra Devi, e Maria Helena Schmidt, no Brasil.
A Escola Internacional de Yoga estabeleceu-se na Argentina e Brasil, tendo sido criadas associações nacionais de yoga nos dois países. Foi fundada a Federação Argentina de Yoga, para se começar a dar formação e institucionalizar o yoga na Argentina e na América do Sul.
A escola estabeleceu as suas delegações na Índia (Ásia), na Europa e na América, tendo abrangido várias cidades e países.
Foi eleito presidente da Federação Internacional de Yoga, em 1988-1989 e em 2002-2005, Confederação de Yoga da Índia e Indian Yoga Society, e também o sucessor de Yogavatar Krishna Kisore Das, até então presidente de seu Conselho Mundial de Yoga.
Swamiji formou a maioria dos yogacharyas (mestres genuínos de yoga) e representantes do yoga atual, bem como vários formadores de professores de yoga de todo o mundo. Swami formou milhares de professores e instrutores de yoga. A escola já formou mais de 15 mil professores nos seus 75 anos de existência, número que se multiplica a cada ano, por todo o mundo (dados da FIY).
Maitreyananda deixou de formar instrutores de yoga em 2003, ficando essa tarefa a cargo dos novos mestres de yoga.
A escola é hoje considerada, a nível internacional, uma das melhores do mundo. Foi considerada como sendo a que promove a melhor formação em yoga, a nível mundial, em 2005, pelo Conselho Mundial de Yoga.

É a única escola onde um futuro mestre ou professor de yoga pode formar-se na totalidade em todos os métodos de yoga e os seus diferentes estilos, ideia concebida por Swami Asuri Kapila, que propôs, para a escola, o mesmo caminho trilhado pelos seus dois mestres, Sri Ramana e Sri Aurobindo, assim como pelo seu amigo Swami Sivananda.

Em 1989, Maitreyananda presidiu com Swami Sarvanada e Swami Gurpriyananda, o Congresso Mundial de Yoga, na Sala Azul do Palácio do Governo da Cidade de Montevidéu. Recebendo o título de Sarva Swami de Swami Sarvananda e a sucessão da linhagem.

Maitreyananda especializou-se e formou-se em terapia de Yoga e Ayurveda. Em 1988, Yogavatar Krishna Kisore Das, presidente do World Yoga Council, é nomeado presidente honorário da International Yoga School.

Mataji Indra Devi em 1988 pediu a Maitreyananda para treinar professores de yoga em sua fundação em Buenos Aires e Maria Helena Schmidt no Brasil. A escola está estabelecida na Argentina e no Brasil. A Federação Argentina de Yoga é fundada para começar a integrar e institucionalizar a ioga na Argentina e na América do Sul. Criando as Associações Nacionais de Yoga de cada país.

A escola estabeleceu suas delegações na Índia (Ásia), na Europa e na América. De onde proliferou em várias cidades e países.

Dharmachari Swami Maitreyananda considerado um dos mestres de yoga mais renomados de hoje foi eleito presidente da Federação Internacional de Yoga em 1988 -1989, -2005 e 2014 -2018 2002 e Patrono da Federação Yoga da Índia, Índia Society Yoga e a Confederação Indiana do Yoga, sendo também o sucessor Yogavatar Krishna Kisore Das como presidente do Conselho Mundial do Yoga na Índia.

Em 1988 Maitreyananda e Mataji Indra Devi inaugurar em Buenos Aires a formação de professores de yoga escola foi afialiada a Associação Uruguaia de Yoga e Federação Internacional de Yoga, entidades que foram ambos presidente e presidente de honra, respectivamente.

Em 1989 foi inaugurada em Buenos Aires Escola Internacional de Yoga representando a Escola Internacional de Yoga de Montevidéu e Revista Yoga Integral ® sob a orientação de Swami Dharmachari Maitreyananda. Desde 2003, a Escola Internacional de Yoga e Purna Yoga Ashram começou a ser dirigido por Mataji Lakshmi Devi (Yogacharini Eguenia.

Em 2010 Mataji Lakshmi Devi (Mãe) assumiu a liderança integral como CEO da International School of Yoga como um sucessor para Maitreyananda e presidente da Sociedade Internacional de Yoga Integral Aurobindo Sivananda Ashram. Mataji Lakshmi Devi (A Mãe) é a única grande professora internacional de yoga nascida na Argentina em toda a sua história. Praticando yoga desde os três anos de idade, tendo sido treinado como um grande professor no tradicional período de 12 anos contínuos. Mataji foi eleito presidente de todo o yoga.


Swamini no Brasil

Swamini Shakti é Grand Master Yogacharini formada pela linhagem de Swami Asuri Kapila. Foi reconhecida por Swami Maitreiyananda com o Título Honorário de Swamini (mestre de si mesmo) e pela Federação Internacional de Yoga. 

Iniciou seus estudos em Yoga Integral em 2015 no Sri Aurobindo Ashram. Desde então fundou sua primeira escola de yoga em São Paulo.

  • Budista desde criança, começou a praticar yoga

após uma crise de pânico em 2015, abrindo seu 1° estúdio no ano seguinte.

  • Em 2018, na Argentina se torunou Grand Master e ao retornar a
  • ESCOLA SERAFIM passou a REPRESENTAR a linhagem de ASURI KAPILA no Brasil.
  • Métodos estudados: Yoga facial, kundalini Tantra yoga, nidra Yoga, relaxamento, swara yoga, yoga artístico, vinyasa yoga, yoga dance, yoga terapia, yoga restaurativo, yoga power, yoga flow, ashtanga yoga, yoga integral, Namaskar yoga, Pranayama, meditação e meditação ativa!
  • *Terapeuta Barra de Acces, Tetha Healing e Reiki Xamanico.
  • Viajou em 2019 para Bali e Nepal para aprimorar seus conhecimentos em yoga.
*Diretora da Escola Serafim, coordenadora e professora do curso de formação.
Professora de HotYoga no Vidya Studio Vila Mariana e Coordenadora e professora no Gracie School Pinheiros.
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